Diocese de Palmas - Francisco Beltrão Paraná - Brasil

Missa Ao Vivo Oração da Manhã
Organização Diocesana
Governo da Igreja Histórico Bispos Cúria Diocesana
Paróquias
Clero
Instituições Diocesanas
Seminários Santuários Mosteiro Casa de Formação Congregações Tribunal Eclesiástico
Ação Evangelizadora
Plano Diocesano Pastorais Movimentos e organismos
Publicações
Diretórios Artigos Cartas do Bispo Roteiros homiléticos PDF Livro de Cantos Partituras Multimídias
Formação EAD Fale Conosco

Governo Igreja

SUMO PONTÍFICE
Sua Santidade o Papa Leão XIV

Primeiro papa agostiniano, é o segundo pontífice americano depois de Francisco, mas, ao contrário de Bergoglio, o estadunidense Robert Francis Prevost, de 69 anos, é originário do norte do continente. De fato, o novo bispo de Roma nasceu em 14 de setembro de 1955 em Chicago, Illinois, filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de ascendência espanhola. Ele tem dois irmãos, Louis Martín e John Joseph.

Passou a infância e a adolescência com a família e estudou primeiro no Seminário Menor dos Padres Agostinianos e depois na Villanova University, na Pensilvânia, onde se formou em 1977 em Matemática e estudou Filosofia. Em 1º de setembro do mesmo ano, ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (OSA) em St. Louis, na província de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Chicago, e fez sua primeira profissão em 2 de setembro de 1978. Em 29 de agosto de 1981, emitiu seus votos solenes.

Estudou na Catholic Theological Union em Chicago, graduando-se em Teologia. Aos 27 anos, foi enviado por seus superiores a Roma para estudar Direito Canônico na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino (Angelicum). Na Urbe, foi ordenado sacerdote em 19 de junho de 1982, no Colégio Agostiniano de Santa Mônica, por Dom Jean Jadot, pró-presidente do Pontifício Conselho para os Não Cristãos, hoje Dicastério para o Diálogo Inter-religioso.

Prevost obteve a licenciatura em 1984 e, no ano seguinte, enquanto preparava sua tese de doutorado, foi enviado para a missão agostiniana em Chulucanas, Piura, Peru (1985-1986). Em 1987 defendeu sua tese de doutorado sobre "O papel do prior local da Ordem de Santo Agostinho" e foi nomeado Diretor de Vocações e Diretor de Missões da Província Agostiniana "Mãe do Bom Conselho" em Olympia Fields, Illinois (EUA).

No ano seguinte, ingressou na missão de Trujillo, também no Peru, como diretor do projeto de formação comum para os aspirantes agostinianos dos vicariatos de Chulucanas, Iquitos e Apurímac. Durante onze anos, ocupou os cargos de Prior da comunidade (1988-1992), Diretor de Formação (1988-1998) e formador dos professos (1992-1998) e na Arquidiocese de Trujillo foi Vigário Judicial (1989-1998) e Professor de Direito Canônico, Patrística e Moral no Seminário Maior “São Carlos e São Marcelo”. Ao mesmo tempo, também lhe foi confiado o cuidado pastoral de Nossa Senhora Mãe da Igreja, que mais tarde foi erigida como paróquia com o título de Santa Rita (1988-1999), na periferia pobre da cidade, e foi administrador paroquial de Nossa Senhora de Monserrat de 1992 a 1999.

Em 1999, foi eleito prior provincial da Província Agostiniana “Mãe do Bom Conselho” de Chicago, e dois anos e meio depois, no Capítulo Geral Ordinário da Ordem de Santo Agostinho, seus coirmãos o escolheram como prior geral, confirmando-o em 2007 para um segundo mandato.

Em outubro de 2013, retornou à sua província agostiniana, em Chicago, e foi diretor de formação no convento de Santo Agostinho, primeiro conselheiro e vigário provincial; cargos que ocupou até que o Papa Francisco o nomeou, em 3 de novembro de 2014, administrador apostólico da diocese peruana de Chiclayo, elevando-o à dignidade episcopal como bispo titular de Sufar. Ele entrou na diocese em 7 de novembro, na presença do Núncio Apostólico James Patrick Green, que o ordenou bispo pouco mais de um mês depois, em 12 de dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, na Catedral de Santa Maria.

O seu lema episcopal é “In Illo uno unum”, palavras que Santo Agostinho pronunciou em um sermão, a Exposição sobre o Salmo 127, para explicar que “embora nós cristãos sejamos muitos, no único Cristo somos um".

Em 26 de setembro de 2015, foi nomeado bispo de Chiclayo pelo pontífice argentino e, em março de 2018, foi eleito segundo vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana, na qual também foi membro do Conselho Econômico e presidente da Comissão de Cultura e Educação.

Em 2019, por decisão de Francisco, foi incluído entre os membros da Congregação para o Clero em 13 de julho de 2019 e, no ano seguinte, entre os membros da Congregação para os Bispos (21 de novembro). Nesse meio tempo, em 15 de abril de 2020, recebe a nomeação pontifícia também como administrador apostólico da diocese peruana de Callao.

Em 30 de janeiro de 2023, o Papa o chamou a Roma como Prefeito do Dicastério para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, promovendo-o a arcebispo. E no Consistório de 30 de setembro do mesmo ano, ele o criou e o tornou cardeal, atribuindo-lhe o diaconato de Santa Mônica. Prevost tomou posse em 28 de janeiro de 2024 e, como chefe do dicastério, participou das últimas viagens apostólicas do Papa Francisco e da primeira e segunda sessões da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade, realizadas em Roma de 4 a 29 de outubro de 2023 e de 2 a 27 de outubro de 2024, respectivamente. Uma experiência em assembleias sinodais já adquirida no passado como Prior dos Agostinianos e representante da União dos Superiores Gerais (UGS).

Enquanto isso, em 4 de outubro de 2023, Francisco o incluiu entre os membros dos Dicastérios para a Evangelização, Seção para a Primeira Evangelização e as Novas Igrejas Particulares; para a Doutrina da Fé; para as Igrejas Orientais; para o Clero; para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; para a Cultura e a Educação; para os Textos Legislativos; da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano.

Finalmente, em 6 de fevereiro de 2025, ele foi promovido à ordem dos bispos pelo Pontífice argentino, obtendo o título de Igreja Suburbicária de Albano.

Na tarde de quinta-feira, 8 de maio de 2025, os cardeais chegaram a um consenso e o escolheram como 267º Sucessor de Pedro.

Fonte: Vatican News

NÚNCIO APOSTÓLICO DO BRASIL GIAMBATTISTA DIQUATTRO

Giambattista Diquattro nasceu em Bolonha, Emília-Romanha, Itália, em 18 de março de 1954. Foi ordenado sacerdote no dia 24 de agosto de 1981, pelo Bispo de Ragusa, Ângelo Rizzo. É doutor em Direito Canônico e mestre em Teologia Dogmática.

Em 2 de abril de 2005 foi nomeado Núncio Apostólico no Panamá, pelo Papa João Paulo II. Já em 21 de novembro de 2008, o Papa Bento XVI o nomeou a núncio apostólico na Bolívia. Em 21 de janeiro de 2017, o Papa Francisco o nomeou núncio apostólico na Índia e no Nepal. Em 29 de agosto de 2020, foi nomeado Núncio Apostólico no Brasil.

PRESIDENTE DA CNBB DOM JAIME SPENGLER

Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Nascimento: 06/09/1960 Local: Gaspar – SC
Profissão Religiosa: 08/12/1985
Ordenação Presbiteral: 17/11/1990
Nomeação para o episcopado: 10/11/2010
Ordenação Episcopal: 05/02/2011 Local: Porto Alegre-RS
Posse como Arcebispo: 18/09/2013

ESTUDOS
Filosofia: Instituto Filosófico São Boaventura, em Campo Largo-PR (1983-1985).
Teologia: Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis (RJ).
Doutorado: Pontifícia Universidade Antonianum (2000).

ATIVIDADES ANTES DO EPISCOPADO
Mestre dos Postulantes e Professor no Seminário Frei Galvão em Guaratinguetá (SP) (1991-1995); Vice-Reitor e Professor do Instituto Filosófico São Boaventura, em Bragança Paulista (SP); Guardião da Fraternidade local de Bragança Paulista (2002); Guardião o Convento Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba, vigário paroquial e professor de Filosofia no Centro Universitário Franciscano do Paraná-FAE (2003); recebeu obediência para a Fraternidade Bom Jesus da Aldeia, como Guardião, Professor e Vice-Presidente da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus-AFESBJ (2006); Pároco da Paróquia Bom Jesus dos Perdões em Curitiba e Guardião da Fraternidade local (2010); Professor de Filosofia e Vice-Presidente da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (2010).

ATIVIDADES COMO BISPO
Bispo Auxiliar de Porto Alegre (RS) (2011-2013); Membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada; Bispo referencial para a Vida Consagrada no Brasil. No Regional Sul 3 da CNBB, Bispo referencial para a educação e cultura. Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (2015-2019). Primeiro Vice-Presidente da CNBB (2019-2023).

LEMA: "In Cruce Gloriari."

PRIMEIRO VICE- PRESIDENTE DA CNBB DOM JOÃO JUSTINO DE MEDEIROS SILVA

governo

ARCEBISPO DE GOIÂNIA (GO)
Nascimento: 22/12/1966 – Local: Juiz de Fora (MG)
Ordenação Presbiteral: 13/12/1992
Nomeação para o episcopado: 21/12/2011
Ordenação Episcopal: 11/02/2012 – Local: Juiz de Fora (MG)
Posse como Arcebispo de Goiânia: 16/02/2022

ESTUDOS
Filosofia e Teologia: Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG).
Ciências Sociais: Universidade Federal de Juiz de Fora.
Pedagogia: Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF).
Mestrado e Doutorado em Teologia: Universidade Gregoriana de Roma.

ATIVIDADES ANTES DO EPISCOPADO
Na Arquidiocese de Juiz de Fora, atuou como pároco solidário nas Paróquias Nossa Senhora da Conceição (Benfica) e Bom Pastor. Foi vigário paroquial da Paróquia São Pedro e Vigário Episcopal para a Cultura, Educação e Juventude. Atuou como secretário do Colégio de Consultores e foi membro do Conselho Presbiteral por vários mandatos. Foi professor e coordenador do curso de Teologia do CES/JF. Foi vice-reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio de 1998 a 2002 e reitor do mesmo Seminário de 2004 a 2011. Foi perito da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB.

ATIVIDADES COMO BISPO
Bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), de 2012 a 2017; Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB (2015-2023); Secretário das Edições CNBB (2015-2019); Presidente da Comissão Episcopal para a Educação do Regional Leste 2 da CNBB (Minas e Espírito Santo) de 2015 a 2019. Nomeado, em março de 2016, membro da Comissão de Cultura e Educação do Setor Universidades do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e responsável pelas pastorais de Educação e Cultura no Cone Sul. Arcebispo Coadjutor de Montes Claros (MG), de 13 de maio de 2017 a 21 de novembro de 2018, quando tornou—se arcebispo. Membro titular do Conselho para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e do Conselho Econômico da CNBB (2019-2023). Nomeado arcebispo de Goiânia em 9 de dezembro de 2021.

LEMA: "Para dar testemunho da luz"

SEGUNDO VICE- PRESIDENTE DA CNBB DOM PAULO JÁCKSON NÓBREGA DE SOUSA

ARCEBISPO ELEITO DE OLINDA E RECIFE (PE)
Nascimento: 17/04/1969 – Local: São José de Espinharas (PB)
Ordenação Presbiteral: 17/12/1993 – Local: João Pessoa (PB)
Nomeação para o Episcopado: 20/05/2015
Ordenação Episcopal: 18/06/2015 – Local: Patos (PB)
Posse como Bispo de Garanhuns: 23/08/2015
Posse como Arcebispo de Olinda e Recife: 13/08/2023

ESTUDOS
Filosofia: Instituto de Teologia do Recife (1987-1989).
Teologia: Seminário Imaculada Conceição, em João Pessoa (1990-1992).
Mestrado em Exegese Bíblica: Instituto Bíblico de Roma (1997-2000).
Doutorado em Teologia Bíblica: Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2007-2010).

ATIVIDADES ANTES DO EPISCOPADO
Secretário nacional da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (2004-2007); vigário paroquial da Paróquia São Geraldo, Belo Horizonte (2011-2012), e administrador paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus do Horto, Belo Horizonte (2012-2015). Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia em Belo Horizonte (2012-2015). Formador dos seminaristas estudantes de Teologia da diocese de Patos, em Belo Horizonte.

ATIVIDADES COMO BISPO
Bispo de Garanhuns de 2015 a 2023; Membro da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB (2015-2019); Presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB (2019-2023); Referencial para a Doutrina da Fé no Regional Nordeste 2 (2019-2023). Nomeado arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife em 14 de junho de 2023 e empossado no dia 13 de agosto do mesmo ano.

LEMA: "In Verbo tuo” (Na tua Palavra)"

SECRETÁRIO GERAL DA CNBB DOM RICARDO HOEPERS

BISPO AUXILIAR DE BRASÍLIA (DF)
Nascimento: 16/12/1970 – Local: Curitiba (PR)
Ordenação Presbiteral: 31/01/1999 – Local: Curitiba (PR)
Nomeação para o Episcopado: 17/02/2016
Ordenação Episcopal: 14/05/2016 – Local: Curitiba (PR)

ESTUDOS
Filosofia: Universidade Federal do Paraná.
Teologia: Studium Theologicum, Curitiba .
Especialização em Bioética: Faculdade São Camilo, São Paulo (1999) .
Mestrado em Educação: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004).
Mestrado em Bioética: Accademia Alfonsiana, Roma – Itália (2011).
Doutorado em Teologia Moral: Accademia Alfonsiana, Roma – Itália (2014).

ATIVIDADES ANTES DO EPISCOPADO
Vigário paroquial da Catedral Metropolitana de Curitiba (1999 a 2001); Diretor da Faculdade de Filosofia da Arquidiocese de Curitiba, Vice-Reitor e Disciplinário do Seminário Filosófico Bom Pastor (2002 a 2003); Pároco da Paróquia São Francisco de Paula, Curitiba (2003 a 2009); Coordenador Geral do Clero e Coordenador da Pastoral Presbiteral da Arquidiocese de Curitiba (2005 a 2008); Membro do Colégio dos Consultores da Arquidiocese (2005 a 2009); Membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Curitiba (2005 a 2009); Assessor Eclesiástico da Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese de Curitiba, da Pastoral dos Surdos no Regional Sul II (2006 a 2009); Colaborador na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus (2014); Vigário paroquial da Paróquia Santo Agostinho (2014-2015); Pároco da Paróquia Santo Agostinho e Santa Mônica (2015-2016).

Outras atividades:

Representante da Santa Sé do 3º Encontro das Partes (MOP-3) do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança e o 8º Encontro Ordinário da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-8) em 2006, em Curitiba, do qual recebeu a Medalha Cooperatores Veritatis, do Papa Bento XVI; Diretor Comunitário do Studium Theologicum e Professor de Teologia Moral do Studium Theologicum (2014-2015); Coordenador de teologia EaD do Claretiano (2015); Professor de Teologia Moral da Faculdade Vicentina (2014); Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná (2014 – 2015); Membro do Instituto Ciência e Fé de Curitiba; Secretário da Sociedade Brasileira de Teologia Moral (2015); Autor do livro: “Teologia Moral no Brasil: um perfil histórico”, pela Editora Santuário, 2015.

ATIVIDADES COMO BISPO

Bispo do Rio Grande (RS), de 2016 a 2023; presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB e da Comissão Especial de Bioética (2019 – 2023); membro da Equipe de Animação Nacional do Sínodo 2021 – 2024; eleito pela 60ª Assembleia Geral da CNBB secretário-geral da Conferência para o quadriênio 2023 – 2027; nomeado bispo auxiliar de Brasília em 24 de maio de 2023.

LEMA: "Elige ergo vitam” (Escolhe, pois, a vida)"

PRESIDENTE DO REGIONAL SUL 2 DA CNBB Dom Geremias Steinmetz

Arcebispo da Arquidiocese de Londrina - PR
Nascimento: 26 de fevereiro de 1965
Ordenação Presbiteral: 09 de fevereiro de 1991
Ordenação Episcopal: 25 de março de 2011
Nomeado Arcebispo: 14 de junho de 2017
Lema Episcopal: “Reconheceram-no ao partir o pão”

SECRETÁRIO DO REGIONAL SUL 2 DA CNBB DOM AMILTON MANOEL DA SILVA

Bispo da Diocese de Guarapuava.
Data de Nascimento: 02 de março de 1963
Ordenação Presbiteral: 17 de dezembro de 2000
Ordenação Episcopal: 07 de junho de 2017

SECRETÁRIO DO REGIONAL SUL 2 DA CNBB DOM MÁRIO SPAKI

BISPO DE PARANAVAÍ – PR
Data de nascimento: 14 de dezembro de 1971
Ordenação Presbiteral: 03 de agosto de 2003
Ordenação Episcopal: 22 de junho de 2018

BISPO DA DIOCESE DE PALMAS - FRANCISCO BELTRÃO DOM EDGAR XAVIER ERTL

Data de Nascimento: 3 de setembro de 1966
Ordenação Presbiteral: 29 de dezembro de 1996
Ordenação Episcopal: 23 de julho de 2016.
Lema Episcopal: "Em Cristo sou vosso servo" (Lc 22,27)

Voz do Pastor

ver mais

Agenda Diocesana

Agenda completa

Olhar Diocesano

Edições anteriores

Diocese de Palmas
Francisco Beltrão

Rua Bispo Dom Carlos, 819, Sala 01 - Centro.
Cx. Postal 50.
85.690-025 - Palmas - PR
Fone: 46. 3263 1134

Atendimento

Segunda à sexta das 8:00hs às
12:00hs e das 13:15hs às 17:30hs. PORTAL DO COLABORADOR POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber mensagens da Diocese. É fácil e rápido!

® 2025 - Cúria Diocesana - Diocese de Palmas Francisco Beltrão - PR.

Tecnologia: Logotipo Ceicom